terça-feira, 9 de outubro de 2012

Perda de peso sem custos ou sacrifícios

Meninas...
Tenho a solução para a perda de peso! É verdade!
Estava eu ajudar nos trabalhos de casa, abro o livro de ciências físico-químicas e deparo-me com uma novidade (para mim foi porque não sou nada dada a estas áreas).
Não é que o nosso peso varia consoante a parte do globo?! Parece que sim e eu não sabia!
Diz que na Serra da Estrela (cume) e no Equador o peso se torna menor. Ao nível do mar (Porto e Lisboa) e nos pólos se torna maior. Bem me parecia que a balança estava a dar mais só podia estou na parte errada. É tudo uma questão de perspectiva, quando me achar gorda ou vir os valores na balança já sei que devo pensar que na Serra da Estrela peso menos. :)
Por isso meninas vamos lá pensar positivo, todas nós pesamos menos na Serra da Estrela e no Equador.
 
 
    



  

3 comentários:

  1. ahahah, vou-me mudar para um desses sítios xD

    ResponderEliminar
  2. Ah boa ideia ^^ Gostei da imagem :D

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. O peso é a acção da força da gravidade sobre um corpo. Assim, como a gravidade diminui com a distância ao centro da terra (os astronautas pairam fora da nave), no cimo de uma montanha pesamos menos, se nos pesarmos numa balança de molas (dinamómetro). Diz-se que, antigamente, os negociantes de lã enganavam os pastores da Serra da Estrela, pois ao pesarem com um dinamómetro, a lã pesava menos.
    Se for usada uma balança de pratos, que apenas compara a massa disposta em cada prato, essa diferença não existe.

    No equador porquê?
    Se a terra gira em torno de um eixo que passa pelos pólos, é evidente que a velocidade periférica do globo é maior no equador do que a latitudes maiores. A uma velocidade periférica maior, corresponde uma força centrífuga também maior, força centrífuga que contraria a força da gravidade que nos atrai para o centro da terra. Junto aos pólos a velocidade periférica é quase inexistente (o eixo da roda da bicicleta está parado) e, portanto, a força centrífuga é menor.
    Porque é que achas que os americanos fazem os lançamentos dos satélites na Flórida (a parte dos EUA mais perto do equador, os europeus os fazem da Guiana francesa e os russo continuam a fazê-los do Cazaquistão (uma ex república soviética, agora independente)?
    Precisamente para aproveitarem o menor efeito da gravidade (ou o menor peso aparente das naves).
    Sabes que eu antes de ser blogger, era engenheiro da NASA eheheh.

    ResponderEliminar

Escreve, escreve, que eu gosto muito de ler as coisas boas que escreves.
Respostas a questões e comentários serão feitos por aqui, por isso, volta, para leres o que te escrevi.
Um beijinho com sabor a cereja para ti!