terça-feira, 25 de setembro de 2012

Na minha casa ou na dos meus pais?

Algum tempo atrás falava com uma colega minha sobre o futuro e o passado.
Preocupa-me o devir e o futuro.
Quando olho para o passado e penso que o meus pais com a minha idade já eram casados e tinham filhos fico ainda mais preocupada.
Não quero com isto dizer que já queria estar casada e com filhos, não é nada disso, quero apenas lembrar  que eles conseguiam tornar-se independentes. Com muitas ou poucas dificuldades, com mais ou menos dinheiro eles lá se desenrascavam e conseguiam.
Hoje em dia, nem com poucas nem com muitas dificuldades conseguimos, é certo. Custa-me pensar que aos 28 anos, vivo com os meus pais e não tenho perspectivas de mudança, que o crescimento pessoal que advém dessa independência  não se vai realizar comigo.
Muitas pessoas dizem que é muito bom morar com os pais, porque não temos contas a pagar, temos sempre comida e roupa lavada e viver sozinha pode provocar solidão, é verdade sim senhora, não temos metade das preocupações.
Mas pergunto, será que passar por essa experiência não nos fortalece a todos os níveis?!
 Eu penso que sim, nem que seja por meses, essa experiência oferece-nos um maior conhecimento da vida e torna-na a nossa bagagem mais valiosa.

 As estatísticas colocam Portugal nos últimos lugares de tudo, incluindo na independência dos jovens, mas penso que vamos continuar por muito tempo nesses lugares, infelizmente.

5 comentários:

  1. Infelizmente tb sinto o mesmo que tu! uma incapacidade tal por nao conseguir ter a minha independencia!

    ResponderEliminar
  2. Sozinha não conseguia viver porque não tinha capacidade para aguentar as contas todas sozinha. Mas eu e uma amiga pensamos em ir viver juntas, mas o Passos estragou os meus planos.

    ResponderEliminar
  3. Tens toda a razão! A perspectiva de sair de casa dos pais para viver sozinha não é de todo satisfatória! Eu juntei-me com o meu namorado, portanto é bastante mais 'fácil', porque são dois ordenados a entrar, mas sozinha era impossível!

    ResponderEliminar
  4. Eu tmbm nao tenho noçao das cores que uso mais, mas lembrei-me e achei engraçado postar :)

    ResponderEliminar
  5. Vai fazer um ano que saí de casa. Para já estou a gostar. Se aprendi muito? Acho que não mas se antes dava valor à minha independencia agora dou ainda mais.
    E às vezes temos mesmo de arriscar, porque enquanto se está na fase dos planos tudo parece muito dificil quando saltamos lá p´ra dentro a coisa descomplica.

    ResponderEliminar

Escreve, escreve, que eu gosto muito de ler as coisas boas que escreves.
Respostas a questões e comentários serão feitos por aqui, por isso, volta, para leres o que te escrevi.
Um beijinho com sabor a cereja para ti!